Gestão de Tempo
O gerenciamento de tempo, assim como em outras áreas da vida profissional e cotidiana é um item que deve ser rigidamente controlado da gestão de projetos. Todo projeto possui uma característica que por si só de se ter várias barreiras a serem vencidas tais como a alcance dos objetivos do produto a ser entregue ao cliente, custo empregado no seu desenvolvimento e por último e não menos importante o seu prazo.
A gestão de tempo dentro de um projeto se torna tão importante levando em consideração a alta competição de produtos no mercado e a velocidade com que aparecem novas empresas fabricantes. Cada dia perdido no desenvolvimento de um novo produto pode ser crucial para o sucesso de vendas em volume e receita para organização.
A gestão de tempo depende muito da sincronização das atividades entres os diversos gestores de estrutura do projeto, levando em conta que cada processo depende do outro para conclusão de determinadas operações.
Segundo Valeriano (2005), Se toda a gestão do tempo puder ser resumida em poucas palavra, pode-se dizer que ela consiste no cuidadoso preparo de um cronograma e no seu criterioso controle, para que o projeto seja concluído no tempo previsto.
Os processos que compreendem a gestão de tempo são os seguintes:
- Definição das atividades.
- Sequenciamento das atividades.
- Estimativa das durações das atividades.
- Desenvolvimento do cronograma.
- Controle do Cronograma.
Vamos a cada uma delas:
- Definição das atividades.
- Entradas.
- Estrutura de Decomposição do Trabalho (EDT):
- Declaração do Escopo
- Dados Históricos
- Hipóteses e Restrições
- Recursos e Atividades
- Decomposição
- Modelos
- Saídas
- Lista de Atividades
- Documentação Complementar
- Atualização da EDT
- Sequenciamento das atividades.
- Entradas.
- Estrutura de Decomposição do Trabalho (EDT):
- Declaração do Escopo
- Dados Históricos
- Hipóteses e Restrições
- Recursos e Atividades
- Decomposição
- Modelos
- Saídas
- Lista de Atividades
- Documentação Complementar
- Atualização da EDT
- Estimativa das durações das atividades.
- Entradas.
- Estrutura de Decomposição do Trabalho (EDT):
- Declaração do Escopo
- Dados Históricos
- Hipóteses e Restrições
- Recursos e Atividades
- Decomposição
- Modelos
- Saídas
- Lista de Atividades
- Documentação Complementar
- Atualização da EDT
- Desenvolvimento do cronograma.
- Entradas.
- Estrutura de Decomposição do Trabalho (EDT):
- Declaração do Escopo
- Dados Históricos
- Hipóteses e Restrições
- Recursos e Atividades
- Decomposição
- Modelos
- Saídas
- Lista de Atividades
- Documentação Complementar
- Atualização da EDT
- Controle do Cronograma.
- Entradas.
- Estrutura de Decomposição do Trabalho (EDT):
- Declaração do Escopo
- Dados Históricos
- Hipóteses e Restrições
- Recursos e Atividades
- Decomposição
- Modelos
- Saídas
- Lista de Atividades
- Documentação Complementar
- Atualização da EDT
Resumo e Síntese
Bibliografia:
Valeriano, Dalton. Gerenciamento Estratégico e Administração por Projetos. São Paulo: Makron Books, 2005.
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